Você deve saber que SEO significa “Search Engine Optimization”, o que parece importante, mas o que isso realmente implica? Nesta lição, exploraremos os fundamentos do SEO e aprenderemos sobre algumas práticas recomendadas de SEO.
O que é SEO?
SEO explained – Search for Beginners Ep 8
Search Engine Optimization (ou SEO para abreviar) é o processo de tornar seu site melhor para os mecanismos de pesquisa. Por exemplo, se você vende roupas infantis, seria ótimo se as pessoas pudessem encontrar seu website quando pesquisassem coisas como “roupas infantis” e outros termos semelhantes.
Se você tem uma loja física, pode decorar sua vitrine para mostrar os tipos de produtos que vende e atrair as pessoas para entrar. SEO é assim, mas na internet. Quando falamos de SEO, estamos falando de como seu site aparece online nos resultados de busca. O objetivo é tornar seu site tão atraente e informativo quanto seria a vitrine de sua loja.
5 Dicas de SEO básico que irão melhorar a performance do seu site
Quando se trata de SEO, existem muitas práticas recomendadas que você pode adotar. Afinal, as pessoas têm carreiras inteiras em torno de SEO! SEO é usar as palavras certas e fornecer informações relevantes para seu cliente em potencial em seu site. Aqui estão algumas dicas e práticas recomendadas para começar:
1. Forneça informações úteis sobre produtos ou serviços
Pense em quais tipos de informações seriam úteis para os clientes considerando suas ofertas. Isso pode incluir seleções de seus produtos ou serviços, quanto custam e, se relevante, quanto estoque você tem ou opções de entrega. Certifique-se de que essas informações apareçam em seu site para que as pessoas que visitam tenham um entendimento completo do que você oferece.
2. Use títulos e cabeçalhos de página curtos e significativos
Se o seu site tiver várias páginas, dê uma olhada nos títulos e títulos das páginas que você está usando em cada página. Eles explicam claramente o que um cliente encontrará nessa página? Por exemplo, se você tiver uma página que inclua informações sobre os tipos de sapatos que você oferece para bebês, use um cabeçalho como “Sapatos para bebês”.
3. Inclua detalhes sobre sua empresa
Adicione informações “Sobre nós”, como suas informações de contato, uma descrição do seu negócio e os países onde você opera (se relevante). Se você tiver um local físico, inclua o endereço da loja e o horário de funcionamento.
4. Verifique as tags de imagem e vídeo
Os mecanismos de pesquisa nem sempre interpretam imagens ou vídeos da mesma forma que as pessoas, por isso é importante usar palavras para ajudar o mecanismo de pesquisa a entender esses itens. Isso também ajuda os usuários com deficiências. Digamos que você tenha uma foto de uma capa de chuva amarela em seu site. Em vez de deixar o nome do arquivo de foto ser “photo1”, “IMG 4583” ou qualquer nome que sua câmera possa ter salvado automaticamente, considere rotular a foto como “capa de chuva amarela” ou algo igualmente descritivo.
5. Use descrições com as quais seus clientes em potencial possam se relacionar
Digamos que você saiba que as pessoas costumam visitar sua loja de roupas infantis em busca de itens de uma determinada cor ou personagem. Ao listar seus produtos em seu site, inclua esse tipo de informação detalhada. Por exemplo, a descrição de um suéter pode ser “Suéter de unicórnio roxo brilhante perfeito para as noites de outono”.
Essas cinco dicas e práticas recomendadas de SEO são exemplos de etapas básicas que você pode seguir para melhorar seu site. Você está fazendo alterações que ajudarão os clientes em potencial e os mecanismos de pesquisa a entender melhor sua empresa. No entanto, às vezes as pessoas sugerem métodos de SEO que não agregam valor aos visitantes do site e estão lá apenas para tentar manipular os resultados da pesquisa. Por exemplo, alguém pode tentar colocar um texto invisível em uma página na esperança de fazer um mecanismo de pesquisa pensar que a página contém algo diferente. Fique atento a esses tipos de táticas que não agregam valor aos visitantes do seu site e podem prejudicar sua presença na Pesquisa do Google, tanto a curto quanto a longo prazo.
Se você estiver pronto para materiais mais avançados sobre SEO, confira os links abaixo:
Ou, se tudo isso parecer complicado, converse com a pessoa que desenvolveu seu site ou considere a contratação de um especialista em SEO. Nossa lição sobre a contratação de um especialista em SEO pode ajudá-lo a entender o que procurar.